domingo, 4 de abril de 2010

Globalização cultural e a valorização da cultura local

Construindo conhecimentos
Discutindo os benefícios da globalização cultural e a valorização da cultura local
Texto 1—Cultura de consumo
“O domínio internacional dos filmes norte-americanos é apenas um aspecto da disseminação da cultura ocidental de consumo. Novas tecnologias das comunicações por satélite deram lugar, na década de 1980, a um novo e poderoso meio de comunicação de alcance mundial e a redes mundiais de meios de comunicação como a CNN. O número de aparelhos de televisão por mil habitantes mais do que duplicou em todo o mundo, passando de 113 em 1980 para 229 em 1995. Desde então, aumentou para 243. Os padrões de consumo são, hoje, mundiais. Pesquisas de mercado identificaram uma ‘elite mundial’, uma classe média mundial que segue o mesmo estilo de consumo e prefere ‘marcas mundiais’. O mais impressionante são os ‘adolescentes mundiais’, que habitam um ‘espaço mundial’, com uma única cultura pop mundial, absorvendo os mesmos vídeos e a mesma música e proporcionando um mercado enorme para sapatos de tênis, t-shirts e jeans de marca.”
ONU/PNUD.Relatório do desenvolvimento humano 2004.
Nova York/Lisboa, Mensagem, 2004. p. 87.

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